quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Happy new year, my brothers.

Ano novo chegando
E o velhos tempos se acabando
Hora de renovar
Hora de aproveitar
O que no futuro vai estar.

O passado é passado
Então deixe isto de lado
Os erros anteriores não estarão mais no futuro
Acredito que a lição do passado foi aprendida.

Vocês tem uma longa vida pela frente
Aproveite de modo coerente
Não tenha na mente atos ruins
Pois como eu sempre digo, não tem vários fins.

Aja com mais razão
Não cometa os mesmos erros anteriores em qualquer ocasião
Lembre-se, se Deus está contigo, quem será contra ti?
Só lembre de fazer a escolha certa
Para que não tenha um mau fim.

Amanhã é o grande dia.

Pois é, pessoas, amanhã será o ultimo dia do ano, queria desejar a todos vocês, uma grande festa de ano novo(Sem bagunça, belessa?), e um própero ano novo, e que 2010 seja um ano em que você esqueça TODOS os problemas passados, e tenha uma nova vida, bem melhor da que era a sua antes, e que suas vidas continuem a melhorar em todos os anos.
Nesses ultimos dias minha vida mudou, e agora estou bem melhor, e bem mais feliz, e quero que todos vocês sintam essa mesma felicidade que eu estou sentindo, e que vou sentir pelo resto da minha vida.
Digo... Vou fazer a minha parte para que vocês também mudem de vida. :P
Só esperem!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Girl of my dreams

Consigo escutar as vozes do meu coração
Elas dizem para ficar longe de qualquer ação
Em um mundo onde nada existe
Sei que com você eu não sei ficar triste
Apesar de nunca ter ouvido falar de você
Eu quero te conhecer.

Uma pessoa que não existe
Num mundo inexistente
Mas neste sonho eu fiquei contente
Naquele momento eu soube quem você realmente era
Mas eu lamento por ser uma eterna espera
Nunca vou conseguir te ouvir
Nunca vou conseguir te sentir
Nunca vou ver você existir.

É incrível pra mim
O quanto você me marcou assim
Não consigo esquecer tal coisa
Que me deixou sem escolha
Não sei se fico triste por teu rosto eu nunca ver
Ou se fico deprimido por eu nunca te conhecer
É assim que um poeta vive
Num coração onde nada está livre.

Ninguém entende
O que se diz num coração onde nada é quente
É a frieza que sempre predomina num triste coração
Onde nada nele é livre, é tudo em vão
Este sentimento se comprime
Até que eu mergulhe no teu mundo livre
Para nunca existir
Pois assim estarei perto de ti.

Este poema não é suficiente
Para expressar o que se passa em minha mente
Coisas que não existem
E coisas que existem
A existência tem de ser comprovada
Ou só temos que aceitá-la?
Eis a questão
E assim fica difícil a minha mente ter de novo um certo "clarão"
Quero entender coisas que não se pode entender
Quero saber de coisas que não são para se saber
E é com isto que deixo o meu eterno prazer
Em só querer te ver.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Persona. [2]

Vi este texto numa comunidade de Persona 3, e achei bem interessante... Além de esclarecer bem mais sobre as Personas do que meu outro post. =/
-
Com o desenvolvimento da consciência, o ser humano, que é gregário por natureza, necessita desenvolver algumas características básicas para a adaptação social em contraste com seus instintos animalescos. É a persona o arquétipo desta adaptação.

O nome vem da antiga máscara usada no teatro grego para representar esse ou aquele papel numa peça e tem, para Jung, o mesmo sentido, ou seja; persona é a máscara ou fachada aparente do indivíduo exibida de maneira a facilitar a comunicação com o seu mundo externo, com a sociedade onde vive e de acordo com os papéis dele exigidos. O objetivo principal é o de ser aceito pelo grupo social a que pertence.

A persona é muito importante, na medida em que dependemos dela em nossos relacionamentos diários, no trabalho, na roda de amigos ou na convivência com o nosso grupo.

Como qualquer outro componente psíquico, a persona possui um lado benéfico e outro maléfico. Em seus aspectos benéficos, a persona auxilia a convivência em sociedade, extremamente importante em nossos atuais dias. Também transmite uma certa sensação de segurança, na medida em que cada um desempenha exatamente o papel dele esperado, da melhor forma possível. Assim, espera-se de um médico que se comporte como tal, que atenda o paciente e que o cure dos males que o atingem. De um bombeiro, que seja solícito e enfrente, sem grandes medos os incêndios, e assim por diante.

No sentido nefasto da persona, há o perigo de o indivíduo identificar-se com o papel por ele desempenhado fazendo com que a pessoa se distancie de sua própria natureza. Um médico, por exemplo, não é médico o tempo todo. Em casa é o pai, o marido, o filho e assim outras máscaras ele estará utilizando. Aqueles que são possuídos por sua persona, tornam-se pessoas difíceis de conviver, são rígidos em sua persona e exigem dos demais que se comportem igual a ele.

A persona serve também como proteção contra nossas características internas as quais achamos que nos desabonam e, portanto, queremos esconder.

Como a psique possui uma dinâmica de compensação energética entre os seus conteúdos, podemos entender que, em uma super valorização da persona, haverá, internamente, uma forte tendência à compensação através de outros arquétipos, são eles: sombra e anima/animus.

Sendo a persona a face externa da psique, a face interna, a formar o equilíbrio são os arquétipos da anima e animus. O arquétipo da anima, constitui o lado feminino no homem, e o arquétipo do animus constitui o lado masculino na psique da mulher. Ambos os sexos possuem aspectos do sexo oposto, não só biologicamente, através dos hormônios e genes, como também, psicologicamente através de sentimentos e atitudes.

O homem traz consigo, como herança, a imagem de mulher. Não a imagem de uma ou de outra mulher especificamente, mas sim uma imagem arquetípica, ou seja, formada ao longo da existência humana e sedimentada através das experiências masculinas com o sexo oposto.

Cada mulher, por sua vez, desenvolveu seu arquétipo de animus através das experiências com o homem durante toda a evolução da humanidade.

Embora, anima e animus desempenhem função semelhante no homem e na mulher, não são, entretanto, o oposto exato. Segundo Humbert, “Anima e animus não são simétricos, têm seus efeitos próprios: possessão pelos humores para a anima inconsciente, pelas opiniões para o animus inconsciente.”A anima, quando em estado inconsciente pode fazer com que o homem, numa possessão extrema, tenha comportamento tipicamente feminino, como alterações repentinas de humor, falta de controle emocional.

Em seu aspecto positivo a anima, quando reconhecida e integrada à consciência, servirá como guia e despertará, no homem o desejo de união e de vínculo com o feminino e com a vida. A anima será a “mensageira do inconsciente” tal como o deus Hermes da mitologia Grega.

A valorização social do comportamento viril no homem, desde criança, e o desencorajamento do comportamento mais agressivo nas mulheres, poderá provocar uma anima ou animus subdesenvolvidos e potencialmente carregados de energia, atuando no inconsciente.

Um animus atuando totalmente inconsciente poderá se manifestar de maneira também negativa, provocando alterações no comportamento e sentimentos da mulher. Segundo Jung: “em sua primeira forma inconsciente o animus é uma instância que engendra opiniões espontâneas, não premeditadas; exerce influência dominante sobre a vida emocional da mulher.”

O animus e a anima devidamente reconhecidos e integrados ao ego, contribuirão para a maturidade do psiquismo. Jung salienta que o trabalho de integração da anima é tarefa difícil. Diz ele: “Se o confronto com a sombra é obra do aprendiz, o confronto com a anima é obra-prima. A relação com a anima é outro teste de coragem, uma prova de fogo para as forças espirituais e morais do homem. Jamais devemos esquecer que, em se tratando da anima, estamos lidando com realidades psíquicas, as quais até então nunca foram apropriadas pelo homem, uma vez que se mantinham foram de seu âmbito psíquico, sob a forma de projeções.”

Anima e animus são responsáveis pelas qualidades das relações com pessoas do sexo oposto. Enquanto inconscientes, o contato com estes arquétipos são feitos em forma de projeções. O homem, quando se apaixona por uma mulher, está projetando a imagem da mulher que ele tem internalizada. É fato que a pessoa que recebe a projeção é portadora, como dizia Jung, de um “gancho” que a aceita perfeitamente. O ato de apaixonar-se e decepcionar-se, nada mais é do que projeção e retirada da projeção do objeto externo. Geralmente o que se ouve é que a pessoa amada deixou de ser aquela por quem ele se apaixonou, quando na verdade ela nunca foi, só serviu como suporte da projeção de seus próprios conteúdos internos.

Para o homem a mãe é o primeiro “gancho” a receber a projeção da anima, ainda quando menino, o que se dá inconscientemente. Depois, com o crescimento e sua saída do ninho, o filho vai, aos poucos, retirando esta projeção e lançando-a a outras mulheres que continua sendo um processo inconsciente. A qualidade, do relacionamento mãe-filho, será essencial e determinará a qualidade dos próximos relacionamentos, com outras mulheres. Salienta Jung: “Para o filho, a anima oculta-se no poder dominador da mãe e a ligação sentimental com ela dura às vezes a vida inteira, prejudicando gravemente o destino do homem ou, inversamente, animando a sua coragem para os atos mais arrojados.”Jung define projeção da seguinte forma: “ a projeção é um processo inconsciente automático, através do qual um conteúdo inconsciente para o sujeito é transferido para um objeto, fazendo com que este conteúdo pareça pertencer ao objeto. A projeção cessa no momento em que se torna consciente, isto é, ao ser constatado que o conteúdo pertence ao sujeito.”

Enquanto a anima ou animus, projeta-se no sexo oposto, determinando a qualidade das relações entre os sexos, a sombra influirá nas relações com pessoas do mesmo sexo.

A sombra apresenta-se como o mais poderoso de todos os arquétipos, já que é a fonte de tudo o que existe de melhor e de pior no ser humano. Como todo e qualquer elemento psíquico, a sombra possui aspectos positivos e negativos para o desenvolvimento da personalidade.

Se a persona é desenvolvida com o objetivo de facilitar a convivência do homem na sociedade onde vive, onde, então, se apresentarão aqueles conteúdos não compatíveis com esta adaptação? A sombra é o arquétipo receptáculo dos aspectos que foram suprimidos no desenvolvimento da persona, e mais que isto, ela contém conteúdos que nem chegaram a passar pelo crivo do consciente. Estes conteúdos podem, potencialmente, emergir a qualquer momento na consciência, se considerados do ponto de vista energético.

Quanto mais unilateral se torna o consciente; tanto mais a persona é banhada de purpurina e mais acentuados são os elementos que compõem a sombra. Importante salientar, no entanto, que a sombra não é o lado oposto da consciência, mas representa o que falta a cada personalidade consciente.

Um dos maiores trabalhos no processo de individuação, que consiste no desenvolvimento da personalidade total, é sem dúvida a integração da sombra na consciência. Uma vez reconhecida, a sombra, como parte de si mesmo, o ser humano irá fazê-lo constantemente, pois os conteúdos sombrios não se esgotam, porque sempre que houver processo de escolha, consciente, haverá também, o lado que ficou negligenciado ou não escolhido, aquele que poderia ter sido vivido e não foi. Neste sentido, a sombra estará sempre ao lado do indivíduo e focaliza o resultado de suas escolhas.

Normalmente, reconhecer a sombra implica em “arrumar encrenca” e colocar em questionamento toda a consciência de si: os hábitos, crenças, valores, afetividade, etc. É um mergulho no desconhecido, é ficar sem chão, é perder o apoio.

Sendo o confronto com a sombra um dos primeiros aspectos do processo de individuação, é necessário um ego bem estruturado para reconhecer que tudo aquilo que projetamos nos outros, principalmente as coisas que menos gostamos, são nossas e de mais ninguém.

A sombra não possui, porém, somente aspectos negativos e rejeitados. Possui também aspectos que impulsionam o ser humano para a criatividade e busca de soluções, quando os recursos conscientes se esgotaram. Por sorte, a sombra é insistente e não se sente acuada com a repressão exercida pela consciência. Sempre arranja um jeito de se manifestar, a inspiração é uma destas maneiras. Uma vida sem a presença da sombra torna-se sem brilho e sem criatividade.

Quando, para a nossa adaptação social, desenvolvemos a persona, somos obrigados a descartar vários aspectos que não condizem com a atitude da consciência naquele momento. Estes aspectos poderão ser úteis em outra época de nossas vidas, poderão voltar, uma vez que não serão mais prejudiciais à nossa adaptação e poderão mudar o rumo de nossa história.

A sombra, quando trabalha em harmonia com o ego, deixa a vida mais colorida e rica.

Jung mergulhava em seu próprio inconsciente e trazia à luz, aspectos que o ajudavam a entender o seu mundo e de seus pacientes. Muitas vezes observou, nos sonhos e fantasias dos pacientes e nas suas próprias fantasias, que os temas eram recorrentes, cujas diferenças ficavam a cargo das experiências individuais de cada um, mas o cerne do tema era o mesmo. Ao estudar mitologia entendeu que o mito é uma projeção do inconsciente coletivo e refez a história de muitos deuses e heróis da mitologia através de uma visão psicológica. Viu no mito uma forma de expressão do inconsciente e passou a utilizá-los no entendimento de suas própria fantasias e sonhos, como também de seus pacientes.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Persona.

Sei que todos me acham mais um mero viciado em "Persona 3" ou "Persona 4"(Pra quem não sabe, são jogos de PS2), mas eu não jogo estes jogos só porque são divertidos ou algo parecido... Eu jogo por causa de uma tremenda psicologia por trás do jogo...
Persona, segundo a psicologia analítica de Jung, é como se fosse um meio para a adaptação para o mundo externo, eu comparo o persona como uma mera máscara de personalidade que nós usamos para nos adaptarmos ao meio social, e essa máscara, muitas vezes, esconde o nosso verdadeiro "eu", o que realmente sentimos fica por trás desta máscara, por isso que sempre digo, para nos conhecermos melhor, não só a nossa máscara, mas o que a gente realmente é, o que nós realmente sentimos, o que realmente pensamos, muita gente não consegue expressar seu próprio pensamento pois sempre está sendo oprimido pelo "mundo externo a si mesmo".
Imaginemos que tenha um mundo dentro de nós, e um mundo fora de nós, o mundo que está dentro de nós deveria ser mais conhecido por nós mesmos do que o mundo por fora de nós, não?
Vamos chamar este mundo dentro de nós de mundo interno, ou mundo interior.
O mundo interno é o que a gente realmente é, mas ele pode-se muitas vezes mudar, em relação ao mundo externo, até porque, mesmo que este mundo interno esteja isolado do mundo externo, nós ainda vivemos no mundo externo, então, pode-se compreender a mudança.
Quando eu vi este conceito de persona, eu logo percebi que deveria conhecer-me melhor do que eu conheço as outras pessoas, e a partir deste dia, eu me conheço como ninguém mais, acho que todos deveriam tentar se conhecer melhor, conhecer melhor a tua personalidade, conhecer melhor no meio que você convive, conhecer melhor a sua própria vida. :P

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Conquista.

Eu digo a vocês o que é a conquista
É nada mais do que uma pista
É o caminho que se tem para a verdade
Que sempre chega tarde
Como você disse, paciência
Só não precisa perder a decência
Pois o amor não é indecente
Para você bater com ele de frente.

Tenha cuidado
O amor pode te trazer um forte caso
Sofrimento é a consequência que se tem
Quando o amor não lhe convém
Digo que existe dor
Mas não esqueça, que estamos falando de amor.

Se acostume com isso se você ama
E não se preocupe com o que sua amada trama
Só vai complicar o que você planeja
Certamente isso é o que você almeja
Um plano para que tudo dê certo
Mas saiba que o amor não é um caminho reto
Não existe o errado e o correto.

Só um alerta
Para o nerds de penetra
Que leêm este poema.

Garotas... Fiquem espertas
Quando menos esperarem pode vir um "penetra"
Mas é só uma questão de tempo
Para que suma este pensamento
E a certeza é que ele será levado pelo vento.
--
Eu tava na comunidade da GTA BR e li a palavra "conquista" e as palavras vieram em minha mente. .-_-. Só aproveitando pra dizer que... Não fiz esse poema com TOOODA a minha vontade... E não ficou tão bonito quanto eu esperava, mas pelo menos fiz um... Melhor que nada. D:

Sobre essa enquete que eu criei. D:

Bem, criei essa enquete mas ninguém vota mesmo, então não tem pra quê criá-la. D:
Mas tá aí, não que eu me ache muito, mas né... Eu não gosto TAANTO assim dos meus poemas não, eu crio só pra expressar coisas que não se dá para se expressar normalmente. .-_-.
Mas então, quem quiser votar, vai ter que ler meus poemas, não pensem que eu estou obrigando vocês a lerem ou nada disso não. (Mas eu gosto de ver pessoas lendo e falando sobre meus poemas. .-_-.)
É né... Alguns querem saber como eu sei criar poemas deste jeito...
A resposta é:
"Várias e várias horas escutando rap." D:
Sério, o rap nos acostuma com as rimas, sem brincadeira. .-_-.
Só fiz esse post pois tava sem criatividade de postar alguma coisa, e não postei faz teeempo, mas então, tá aí.
Tchau. .-_-.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Choices.

No que anda pensando?
Sei que não é da minha conta
Mas já não sei o que você apronta
Curioso estou para saber seus pensamentos
Não sei o que houve com meus antigos sentimentos
Não sei o que aconteceu
Mas isso é o que menos me entristeceu.

Por que faz isto comigo?
Você não tem idéia de como eu fico
E isto não é só comigo
Não percebe das outras pessoas?
Acho que pensa que todas elas são trouxas
Parece que isto suga toda a minha energia
Eu acho que não aguento nem mais um dia.

Acho que esta é a melhor forma de te avisar
De que isso vai tirar todo o seu olhar
Toda sua forma de pensar
Você vai virar uma pessoa má
E se já não é uma pessoa má, não?
Simplesmente se eu conseguisse saber o que você está pensando
Eu não estaria aqui lamentando
Peço desculpas pelo inconveniente
Mas é para você saber que seu modo de agir não vai ser permanente.

Ainda há chances de mudar
É só querer, e oportunidades aproveitar
Saiba agir de maneira correta
E não correr só em linha reta
Saiba usar os atalhos, as curvas
E ande com cuidado
Eu vou estar sempre ao teu lado.

Quero te ajudar
Não quero atrapalhar
Apenas escolha o que você quer
Posso andar ao teu lado
Ou posso deixar teu caminho parado
Depende se você quer evoluir
Ou só mentir.

Não sei se você lerá isto
Mas se ler, por favor pense nisto
Eu quero te ajudar
Posso te dar um tempo para pensar
Você tem escolhas a fazer
E não tem nada a perder.

Desabafo... Filmes de vampiros com romance? WTF

Sei lá... Eu simplesmente ODEIO crepúsculo... ODEIO ODEIO ODEIO. D:
Até porque, existe uma diferença entre filme de VAMPIRO, e filme de VAMPIRO HOMOSSEXUAL, pelo amor de Deus, por mim, filme de vampiro era pra ser sangrento, com terror, sombrio e tudo mais... Crepúsculo é mais um conto de fadas vampirístico (?)
Ah cara, nada contra quem gosta de crepúsculo, até porque eu tenho as minhas razões para não gostar desse tipo de filme de vampiros, sei lá né...
Eu gosto de vampire diaries, tem romance e essas coisas todas, mas eu não gostei nada de ter romance no seriado, mas né... Eu aguento isso. :P
Só que eu simplesmente não fui com a cara dessa saga de crepúsculo. D:
Sei lá né...
Andei imaginando, um filme de ZUMBIS romântico, imagina só...
"OH NÊMESIS, EU TE AMO TANTO!"
Fico rindo, aquele bixo monstruoso com uma namorada. D:
Mas bem...
Pessoal que gosta de crepúsculo, nada contra vocês e tals. :P
Mas né, só queria falar isso mesmo.
Nem foi um desabafo, mas tive vontade de falar. @_@

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Changed.

Quando tudo se torna diferente
Quando tudo não é mais evidente
Quando o óbvio muda totalmente
Nos perdemos em nossa própria mente
Perguntamos a nós mesmos o que aconteceu com essa gente
Foi tudo repentino
Pessoas continuam indo e vindo.

Não conheço mais estas pessoas de agora
Tudo que eu conheci nelas antes, joguei fora
Não adiantou nada se elas mudaram
Até não sei em que ponto pararam
Tudo o que restou foram lembranças do passado
Onde todos eram todos, e ninguém era “mudado”
Todas essas pessoas, não percebem o quanto mudaram
Mas mesmo assim, mudando elas continuaram.

Chegou um ponto onde eu não reconhecia mais ninguém
Pode não parecer, mas é problema meu também
Não sabe o quanto eu fico estranhando
Estas pessoas pelo caminho errado andando
Sinto pena de algumas
De outras nem tanto
Vai depender se no seu lado eu ando.

Personalidades mudam rapidamente neste tempo
Nessa hora meu raciocínio é lento
Simplesmente essas pessoas eu não entendo
Confundem felicidade com diversão inútil
Fazendo coisas pela maioria
Perderam a noção do que realmente é útil.

Não sei o que dá nestas pessoas
Para fazer mal aos outros
Só pelo prazer de não fazer coisas boas?
Eu não entendo, mais prazeroso são atos bons
Enche-nos de alegria mais do que atos ruins
Não pense que por isso terás vários fins
Você só tem uma vida, não aproveite de modo errado
Felicidade é amar e ser amado.

Apenas preste atenção
Para as vozes do seu coração
O que elas dizem?
Com certeza não dizem para fazer este mal em vão
Pense um pouco, aja de modo correto.
Pois do caminho certo, você estará mais perto.